* por Tatti Maeda

Observando a esfera digital podemos hoje consumir, expressar, observar, conhecer, escolher uma vasta lista de coisas. Novos negócios, novas startups nascem a todo momento no Brasil (dados da Associação Brasileira de Startup revelam mais de 4,2 mil startups entre suas filiadas).

Com isso, fica aquele sentimento: como crescer, aparecer e de destacar entre tantos?

> Veja também: O poder da mobilização e como manter os clientes ao seu lado
> Leia mais: Quem foi só ao ar perdeu o lugar!

Presença Digital

É um caminho cada vez mais essencial para aqueles que desejam ver seus negócios crescendo: é preciso ser visto (no meio de muitos), escolhido e consumido para que haja permanência e crescimento do negócio.  Sendo assim, quais aspectos não podem ser deixados de lado para que se crie uma presença e relacionamento digital?

> Leia também: Você conhece a nova jornada do seu consumidor?

. Momento Zero da Verdade | O comportamento de consumir mudou

O consumidores estão fazendo um uso maior de recursos online para fazer PESQUISAS, e gastando mais tempo nesses locais. Em um estudo, o Google identificou que 66%* dos consumidores já fizeram uma pesquisa móvel após visualizar um anúncio off-line.

Como negócio, é importante estar atento a este instante: o ZMOT (Zero Momento Of Truth)

Ao todo, são 7 estratégias possíveis de serem trabalhadas com foco no “momento zero da verdade” do cliente, citarei alguns como exemplo:

. Encontre seus momentos zero da verdade

Faça um monitoramento simples sobre sua marca na internet. Digite o nome da sua startup na internet. Digite “opinião sobre ______ “, “melhor ________” (pense em que nicho seu produto ou serviço está alocado).

Um dos passos importantes: é preciso agir em múltiplas plataformas para que se tenha um aumento significativo do recall e o engajamento. E não se esquecer de otimizar seus anúncios, para todos os tipos de telas (tablets, smartphones, notebooks e outros)

. Fale sobre o que interessa

O desafio do conteúdo relevante: pense global, aja local. Startups chegam no mercado com planos de negócio, validações e certamente muito alinhados aos movimentos do mercado. Produza conteúdos que respondam dúvidas cruciais e publique com cadência (isso ajuda a reforçar autoridade de marca).

Abaixo aos modelos rígidos de conteúdo!!! Blog é importante? Sim, mas não é tudo.

> Veja também: 7 passos para descobrir a dor do seu cliente
> Leia mais: O que é o Job to be Done?
> Aprofunde-se: Problem-solution fit e a denifição de preço

Pense como alguém que deseje conhecer especificidades do seu produto e serviço: será que não vale a pena gravar vídeos tutorias e distribuir em seus canais de mídias? E aquele evento incrível que sua startup participou:  que tal criar um podcast para entrevistar profissionais que estejam presentes nele? Investimento em multicanais, atrairá olhares mais amplos! Nova e maior audiência.

. Persona

Entender quem é seu cliente, é um passo primordial para que aja sucesso em sua startup. Aproveitando, é preciso mapear a PERSONA. Com ela é que você irá conduzir a presença digital do seu negócio, bem como definir linha editorial nas publicações.

Qual é a dor do cliente?”, “Quais problemas eles possuem?” e Como você consegue responde-lo?” –  Essas 3 perguntas ajudam a descobrir quem é a persona da sua startup. Além de poder criar conteúdo direcionados para a persona do seu negócio, segmentando.

Atente para diferença entre PÚBLICO-ALVO [mais generalista] e PERSONA [detalhista]:

. Engajament Employed

É diferente de Team Engajament (engajamento de equipe) com o nível de motivação individual do colaborador ou de cada membro da equipe em relação ao que vive no seus dia a dia, com os desafios do negócio.

Quem são as melhores pessoas a falar do negócio que cria, desenvolve, aperfeiçoa, torna aplicável no mercado? Numa startup, cada um possuí “core” próprio e possuí repertório mais apropriado para compartilhar seguindo as premissas do negócio.  Seja a voz da sua marca, dos valores e das missões que se propõe a entregar no mercado.

. Reputação

Um dos alicerces mais fortes para que se sustente uma presença e relacionamento digital forte, tem a ver com algo que não controlamos diretamente, mas que na verdade é criada a partir da percepção do outro.  É preciso, observar continuamente como e onde está sendo citada o nome da sua startup, dos colaboradores, de qualquer agente que participe do momento do negócio (para não correr o risco de ser vinculado a imagens que deprimem seu negócio).

Com esses insights nas mãos, você consegue ter uma ideia de como está a imagem da sua startup neste momento?

Estes é o primeiro start para começar a consolidar a imagem da sua startup neste cenário!

* Tatti Maeda é especialista em estratégias de presença digital para marcas dos mais diversos portes. Entre suas experiências, atuou como editora web dos Jogos Olímpicos para a Rede Globo e foi consultora de SAC Digital do Reclame Aqui

Tenha acesso a uma porção de conteúdos gratuitos da ACE


TAGS: , , , , , , , , , ,