Como aplicar princípios da alta performance esportiva a uma startup

Por Jose Gutierrez - 24 Aug 2017, 12:39
Como aplicar princípios da alta performance esportiva a uma startup

Quando pensamos no mundo dos esportes, atletas e super atletas têm características similares. A diferença, basicamente, está na performance. Um super atleta tem aquilo que chamamos de peak performance, ou performance de pico.

A situação é parecida com o que vemos no mundo dos negócios. Pense em duas startups que disputam o mesmo nicho. O mercado é o mesmo, o clientes são os mesmos e a tecnologia é a mesma…. A diferença está na execução. É a busca pela peak performance da execução.

>> Veja mais: A importância da validação
>> Leia também: metas e métricas no esporte e no empreendedorismo

Então, o que um empreendedor pode aprender com o esporte?

Gostaria de destacar 4 pontos bem importantes.

Lições do peak performance para o empreendedorismo

peak performance nas lutasVisualização do fracasso

Todos nossos propósitos têm um “ponto cego”. É comum não vermos todas as coisas que podem dar errado – e que normalmente só vamos saber depois de o projeto fracassar.

Muitos esportistas visualizam um estado prévio ao fracasso e não pós-fracasso. Em outras palavras: eles se preparam antecipadamente a tudo que pode dar errado em vez de esperar a dar errado. Estando treinados para enfrentar o inesperado, é muito mais fácil não entrar em pânico e desespero por alguma coisa dar errada.

Processo incremental

Os sucessos são um fonte motivacional incrível. Mas eles têm também um lado que pode ser negativo – e requer atenção. Isso acontece quando fixamos nosso foco apenas no sucesso e nos esquecemos do processo.

Colocar passos incrementais contínuos e escalonados fazem que toleremos melhor o fracasso. Assim. conseguimos alinhar o planejamento sem mudar o objetivo final e trabalhamos em um estado equilibrado, sem sofrer com altos e baixos.

Treinamento invisível

O descanso é tão importante quanto o tempo de atividade. Um músculo  ou uma habilidade é treinada com um alto impacto. Isso significa que ele é literalmente agredido em um curtos períodos de tempo para depois ter um tempo de recuperação ou descanso – em um ciclo repetido continuamente até atingir uma super compensação.

Sem este descanso, em vez de melhorar o atleta fica “sobretreinado” e a performance deixa de melhorar e começa a cair.

Visão do mundo

O principal fator que vai definir um super atleta está na parte mental. É a visão de mundo que ele cria.

Por exemplo: em países do leste europeu (como a Rússia, Ucrânia e Armênia…) não existe nenhuma carga genética que favoreça um desempenho excepcional no Wrestling.

O que existe é muita convicção e trabalho. Desde a infância, quem nasce nesses países vê outras pessoas ganhar medalhas olímpicas e percebe que esse sucesso é possível.

Existem outros exemplos disto nas mais diversas partes do mundo. As mega estrelas africanas das maratonas. Os velocistas jamaicanos. As golfistas femininas da Coreia do Sul (você sabia que das 500 melhores jogadoras do mundo, 137 são da Coreia). E até mesmo os brasileiros o futebol.

Conhecimento ajuda

Todas estas coisas podem ser aplicadas a uma startup para melhorar performance e procurar a peak performance.

Neste caminho, também é importante que se busque o máximo de conhecimento. Por isso, fica o convite para você acessar nossa página de Educação Empreendora. Lá, você terá acesso a uma porção de cursos e conteúdos gratuitos.

Tenha acesso a uma porção de conteúdos gratuitos da ACE

Por: Jose Gutierrez

Posts relacionados

Assine a Growthaholics

E receba as melhores dicas para a sua empresa crescer.