A Amazon serve como referência em muitos aspectos de business, inovação e mercado. Mas não só. Seus princípios de liderança também servem como inspiração para muitas empresas de crescimento exponencial. Princípios se relacionam diretamente com nosso comportamento, com atitudes duradouras que impactam a cultura da empresa e a marca. São considerados verdades fundamentais que norteiam o negócio e independem de valores individuais.
Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, estabeleceu 14 princípios de liderança para nortear a empresa. Muitos deles fazem bastante sentido para nós aqui na ACE e aplicamos em nossa dia-a-dia. Há quem acredite que são muito agressivos. Agressivos ou não, eles dão resultados (e que resultados!).
> 6 lições sobre gestão e cultura da chefe de RH da Amazon
Os princípios da Amazon que mais se destacam
Os princípios, para nós, que mais se destacam são: Obsessão pelo Cliente, que diz respeito a colocar o cliente no centro do negócio e entender quais são suas motivações, necessidades, e até mesmo seu dia a dia; e Company First, que consiste em atender os valores e princípio da empresa em detrimento ao seu próprio.
Em nosso podcast, fizemos uma reflexão mais profunda sobre 9 dos 14 princípios e como estes são empregados, de que maneira impactam a companhia e quais são seus outputs no mercado. Vamos entender também se eles se enquadram em qualquer negócio e se podem ser utilizados por todos.
Escute o baixo a discussão completa e depois conta pra gente: os princípios da Amazon funcionariam para você e seu negócio?