Muito tem se falado sobre segurança de dados e LGPD nos últimos meses. Mas antes de mais nada, é importante saber o que tudo isso realmente significa. No texto de hoje, vamos tentar esclarecer o máximo possível, mas você também pode acompanhar esse debate mais de perto, escutando o Episódio 52 do nosso podcast, o Growthaholics.
Afinal, o que é a LGPD?
LGPD é a sigla da Lei Geral de Proteção de Dados. De antemão, essa é uma lei que auxilia e regula toda e qualquer troca de dados entre usuários, sites/aplicativos e meio físicos também (como por exemplo, o cadastro em uma loja).
Dados pessoais merecem muitos cuidados é de grande valia realizar as seguintes perguntas quando pensar em coletá-los.
- Quais serão os dados coletados?
- Para que serão coletados?
- Serão compartilhados com terceiros?
- Até quando esses dados ficam em posse?
- Quais sistemas de segurança necessitamos disponibilizar para não vazar os dados e/ou serem utilizados de maneira indevida?
A LGPD entra, a princípio, em vigor agora no mês de setembro, e por isso é muito importante que as empresas estejam atualizadas e preparadas para atuar em cima dessas questões.
A LGPD no mundo
A fim de evitar possíveis “dores de cabeça” com essa questão, o ideal é que seja coletado de informação somente o que for extremamente necessário para sua operação e melhoria da experiência do cliente. Mas o que é lei aqui, pode não ser em outro país ou continente. Nesse interim existem muitas diferenças regionais envolvendo a questão de coleta e tratamento de dados.
Nesse sentido, uma empresa que deseja se internacionalizar, pode ter algumas dificuldades e enfrentar barreiras severas de entrada quando for para um outro país. É o caso do Tik Tok.
Mas, e o Tik Tok?
Um dos aplicativos mais famosos do mundo (quiça, o mais) vem sofrendo sanções e periga até ser banido dos EUA por questões regulatórias. Parte da ByteDance, a holding dona do Tik Tok, o aplicativo foi usado como uma estratégia de internacionalização da empresa, já que o mercado chinês já estava, de certa forma, saturado com a proposta.
Após a aquisição do Musical.ly, um app bem famoso entre os jovens, onde você podia dublar músicas, a empresa acabou crescendo. Sendo assim, não passou por alguns principais “ritos de passagem” o que hoje implica nas questões que vem sofrendo nos Estados Unidos.
Adaptando-se às novas tendências
Do mesmo modo que hoje as empresas precisam dos dados para funcionar e elaborar suas estratégias, os clientes também querem ver, cada vez mais, os resultados.
Saiba oferecer uma contrapartida, mostre como os dados estão sendo usados por vocês. Gere valor para o seu cliente. No final do dia, um cliente que enxerga uma melhora na sua experiência de usuário, é um cliente feliz e mais engajado, portanto, preste atenção nestes detalhes.