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LGPD, segurança de dados e Tik Tok: Tudo o que você precisa saber.

Muito tem se falado sobre segurança de dados e LGPD nos últimos meses. Mas antes de mais nada, é importante saber o que tudo isso realmente significa. No texto de hoje, vamos tentar esclarecer o máximo possível, mas você também pode acompanhar esse debate mais de perto, escutando o Episódio 52 do nosso podcast, o Growthaholics.

Afinal, o que é a LGPD?

LGPD é a sigla da Lei Geral de Proteção de Dados. De antemão, essa é uma lei que auxilia e regula toda e qualquer troca de dados entre usuários, sites/aplicativos e meio físicos também (como por exemplo, o cadastro em uma loja).

Dados pessoais merecem muitos cuidados é de grande valia realizar as seguintes perguntas quando pensar em coletá-los.

  1. Quais serão os dados coletados?
  2. Para que serão coletados?
  3. Serão compartilhados com terceiros?
  4. Até quando esses dados ficam em posse?
  5. Quais sistemas de segurança necessitamos disponibilizar para não vazar os dados e/ou serem utilizados de maneira indevida?

A LGPD entra, a princípio, em vigor agora no mês de setembro, e por isso é muito importante que as empresas estejam atualizadas e preparadas para atuar em cima dessas questões.

A LGPD no mundo

A fim de evitar possíveis “dores de cabeça” com essa questão, o ideal é que seja coletado de informação somente o que for extremamente necessário para sua operação e melhoria da experiência do cliente. Mas o que é lei aqui, pode não ser em outro país ou continente. Nesse interim existem muitas diferenças regionais envolvendo a questão de coleta e tratamento de dados.

Nesse sentido, uma empresa que deseja se internacionalizar, pode ter algumas dificuldades e enfrentar barreiras severas de entrada quando for para um outro país. É o caso do Tik Tok.

Mas, e o Tik Tok?

Um dos aplicativos mais famosos do mundo (quiça, o mais) vem sofrendo sanções e periga até ser banido dos EUA por questões regulatórias. Parte da ByteDance, a holding dona do Tik Tok, o aplicativo foi usado como uma estratégia de internacionalização da empresa, já que o mercado chinês já estava, de certa forma, saturado com a proposta.

Após a aquisição do Musical.ly, um app bem famoso entre os jovens, onde você podia dublar músicas, a empresa acabou crescendo. Sendo assim, não passou por alguns principais “ritos de passagem” o que hoje implica nas questões que vem sofrendo nos Estados Unidos.

Adaptando-se às novas tendências

Do mesmo modo que hoje as empresas precisam dos dados para funcionar e elaborar suas estratégias, os clientes também querem ver, cada vez mais, os resultados.

Saiba oferecer uma contrapartida, mostre como os dados estão sendo usados por vocês. Gere valor para o seu cliente. No final do dia, um cliente que enxerga uma melhora na sua experiência de usuário, é um cliente feliz e mais engajado, portanto, preste atenção nestes detalhes.

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26 de julho de 2024 – São Paulo