Quem empreende ou se joga na implementação e execução de projetos inovadores sabe, lá no fundo, que em algum momento deverá utilizar os seus superpoderes da improvisação, afinal de conta existem os planos e a vida como ela é! E na maioria das vezes tudo sairá bem diferente do esperado. É ai que entra a técnica indiana de “Jugaad innovation”

Jugaad é uma palavra em hindi que pode ser traduzida como uma maneira de superar restrições severas ao improvisar uma solução efetiva usando recursos limitados e responder aos desafios com a utilização de elementos simples em abundância.

“Jugaad innovation” é uma abordagem frugal e flexível da inovação dominante na Índia e que vem se espalhando entre os empreendedores e inovadores indianos. Ela também é conhecida como faça você mesmo ou do-it-yourself (DIY).

Os benefícios da Jugaad Innovation

A inovação Jugaad tem três grandes benefícios:

  1. É frugal: permite aos inovadores obter mais com menos.
  2. É flexível: permite que os inovadores continuem experimentando e mudem rapidamente o curso quando necessário.
  3. É democrático: pode, portanto, aproveitar a sabedoria local disponível.

A estratégia vem sendo utilizada por empreendedores, inovadores, organizações e empresas ao redor do mundo, principalmente na Índia, um país que enfrenta imensos desafios em saúde, educação, energia, empregos, dentre outros.

Os princípios da inovação indiana

Na Jagaad innovation são propostos seis princípios norteadores:

  • Olhar oportunidades na adversidade
  • Fazer mais com menos
  • Pensar e agir de maneira flexível
  • Manter o mais simples possível
  • Incluir uma margem
  • Seguir o seu coração

Segundo  Navi Radjou, Jaideep Prabhu e Simone Ahuja, autores do livro A Inovação do Improviso, esses princípios auxiliam e ajudam a impulsionar a resiliência, adaptabilidade, simplicidade, inclusividade, empatia e paixão.

Na totalidade, elementos que são essenciais para competição e sucesso em um mundo complexo. A adoção desses princípios poderia auxiliar empreendedores em qualquer lugar do mundo a inovar e crescer em um ambiente altamente, volátil e hipercompetitivo.

O coração é o centro da intuição, empatia e paixão. Inovadores jugaad nos mercados emergentes com frequência dependem de utilizar mais do que a intuição e lógica para navegar em ambientes voláteis e imprevisíveis, principalmente ao lançar inovações e produtos para a base da pirâmide.

Mais do que dados, eles confiam em sua inteligência mental e empatia nata com foco nas necessidades dos clientes. Sua paixão sustenta os esforços para melhorar os seus negócios e os potenciais clientes.

Para entender um pouco mais do que os princípios Jugaad podem fazer por uma empresa, veja este vídeo sobre a Embrace, startup focada em criar produtos para bebês prematuros e com baixo peso, que nasceu utilizando esta lógica de inovação

Para saber mais sobre Jugaad Innovation

Separei algumas leituras que recomendo para quem quiser saber mais sobre esta mentalidade de inovação.  Espero que gostem.

Para saber mais sobre inovação corporativa

Se quiser saber quais são as tendências e possibilidades para uma grande empresa inovar, assine a Business Hack, newsletter de inovação corporativa da ACE.

Quero saber tudo sobre inovação corporativa


TAGS: , , , , , ,