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Por que devo enviar os Investor Updates?

Os Investor Update são reports sucintos, normalmente com uma ou duas páginas, enviados periodicamente a investidores da startup para uma atualização dos fatos relevantes e métricas da empresa.

Esse será um ritual formal de se conectar com seu investidor ou apoiador. Além disso, pode ser o principal canal para pedir ajuda a esses stakeholders.

>> Leia mais: Como funciona um contrato de mútuo conversível?
>> Veja também: As melhores práticas para montar um pitch deck

Como investidor ou gestor de recursos, sejam eles próprios ou de terceiros, seu parceiro precisará ter o acompanhamento do status do seu investimento para poder ajudar no que for possível.

Por que enviar os Investor Updates?

Na ACE estimulamos nossos empreendedores a enviarem os Investor Updates pelos seguintes motivos:

Forma escalável e rápida de prestar contas e pedir ajuda

Com apenas um relatório de um página, você pode atualizar todos seus investidores de uma vez só, ao invés de um call, e-mail ou uma reunião com cada um. Da mesma forma, é um ótimo ritual para pedir ajuda a eles sempre que necessário.

A visibilidade da Big Picture

A maior parte do tempo do empreendedor, principalmente em estágio iniciais, é gasto apagando incêndios, fazendo follow-ups pra fechar vendas, focando em trabalho pra grandes contas ou grandes projetos, e muita validação.

É muito normal passar alguns meses focado na operação e em validações e ficar um longo período sem dar o passo atrás para olhar a empresa como um todo, em perspectivas mais estratégicas como:

> Qual tem sido a tendência de crescimento da Startups?
> Estamos em uma tração interessante?
> O que tem dado errado e o que eu tenho aprendido
> O roadmap estratégico e de produto está no caminho certo?

No momento em que sentar pra fazer os Investor Updates, o empreendedor deverá parar para refletir sobre essas questões.

Disciplina, transparência e credibilidade

Ao enviar updates para os investidores, o empreendedor mostrará credibilidade além de melhorar a experiência do investidor na sua startup. A verdade é que, pela minha experiência junto a investidores, muito deles investem em startups porque, além do dinheiro, seu tempo e sua convicção gastos para apoiar empreendedores, eles também querem aprender. Com isso, tendo investidores mais engajados, terá maior probabilidade deles seguirem investindo na sua startup, quando você precisar.

Essa rotina também trará cadência no reporte da evolução da sua startup.

Cadência é tudo na comunicação e na construção de um grande negócio.

O reporte cadenciado, junto com a transparência, são os primeiros passos na construção de uma governança corporativa, e trazem alinhamento de todos no andamento e nos planos da Startup.

Engajamento dos investidores

Enviar os Investor Updates cadenciadamente deixará os investidores engajados em seu negócio.

Ao receber e entender o que está acontecendo no negócio, em algum momento, o investidor poderá vir com alguma boa surpresa, seja uma ótima conexão, acesso a um grupo de clientes etc….

Veja um exemplo simples (e real) de um email de resposta a um investor update enviado a um investidor-anjo de uma startup do portfólio da ACE:

Oi Emprendedor,

Bom saber que as coisas estão melhorando na STARTUPX e que estão avançando com as conversas com esses três fundos pra sua rodada Serie-A.

O Fundo XYZ, no caso, eu participo de dois conselhos junto com eles e posso ajudar a entender o que eles esperam e vender melhor a STARTUPX.

O que reportar?

As principais métricas para um investidor de startup é a receita e a situação financeira. Depois, ele quer entender resumidamente as últimas atividades e o momento da empresa.

Deverá ser um resumo de no máximo 10 minutos de leitura. Ele pode ser apenas um email, mas é mais recomendado uma página em PDF com a marca da startup. Isso melhora a percepção e fica positivamente na memória do investidor.

Como fazer o Investor Update?

Abaixo, um exemplo sugerido pela ACE:O modelo de investor update da ACE

Do’s

  • Apresentar gráficos e a evolução
  • Super transparência
  • Engaje os investidores
  • Use seu branding no report
  • Coloque seu contatos (e-mail e telefone) para follow-ups e dúvidas
  • Tenha cadência no envio. Envie a cada um ou dois meses.

Dont’s

  • Esconder ou despistar uma notícia ruim.
  • Só enviar quando o gráfico estiver subindo.

Bônus:

Também, recomendamos que envie um “Followers’ report”, que é uma versão simplificada e não tão detalhada a potenciais investidores, pessoas que você gostaria que no futuro investisse em sua Startup. Isso tem funcionado bastante e criando uma notoriedade dos investidores sobre a Startups. Não deixe de mandar “Followers’ report” também.

Além do investor update, cuide também do seu pitch deck

Além de atualizar constantemente seus investidores atuais, é bom sempre ter em mãos um pitch deck atualizado, para quando surgirem novas oportunidades de investimento.

 

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