Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Falha e sucesso podem caminhar juntos?

*Por Gustavo Caetano, especial para o Blog da ACE

Com a instabilidade econômica que vivemos atualmente, um conselho que costumo dar para os empreendedores que acompanham minhas palestras é não encarar a crise como algo ruim e sim encontrar nela uma oportunidade para se diferenciar dos seus concorrentes e alcançar seus objetivos. A seguir, vou contar um pouco sobre a importância da falha nesse processo.

> Leia também: O princípio da peak performance em uma startup

As empresas tradicionais, por exemplo, apostam no planejamento a longo prazo, mas seguir esse plano à risca pode não dar certo, pois as coisas mudam rapidamente com o surgimento de novos negócios, ideias e tecnologias.

Ascensão e declínio

Eu li uma vez a teoria de um filósofo russo, chamado Congratiev, que dizia que a economia sofre ciclos de ascensão e declínio, ou seja, sobe e desce em curtos períodos de tempo e, por isso, devemos estar preparados e nos adaptar da melhor forma possível.

Minha sugestão para esse cenário dinâmico e inconstante em que vivemos é que as empresas devem testar seus produtos no mercado e falhar o quanto antes, pois toda experiência serve para validar suas ideias na prática e ajudar a melhorar o produto sem gastar muito. A internet oferece diversas informações e ferramentas que possibilitam inovar e experimentar novos negócios com possibilidade de crescimento acelerado.

Existe também uma regra do exército canadense, que pode ser aplicada ao ambiente de negócios, que diz que “se houver disparidade entre o mapa e o terreno, fique sempre com o terreno”. Isso quer dizer que o empreendedor precisa ter flexibilidade para identificar mudanças de cenário e alterar rápido os rumos da empresa.

Inovação e capacidade de adaptação

Acredito que a inovação e a capacidade de adaptação podem ser caminhos viáveis para manter a competitividade ou até mesmo para a sobrevivência de alguns negócios. Um ótimo exemplo é a utilização da tecnologia de vídeos online para reduzir custos e aumentar significativamente o engajamento de um determinado público alvo.

Grandes empresas podem economizar com deslocamentos, viagens e hospedagens ao optar pela comunicação digital para realizar treinamentos, palestras e transmitir eventos ao vivo.

A meu ver, não existe sucesso e inovação sem falha. É por isso que defendo a ideia de que falhar rápido é muito positivo, pois poupa tempo e dinheiro.

Acredito que se você não está errando, é porque não está inovando o suficiente. E isso, pode te impedir de encontrar novos caminhos de crescimento para a sua empresa. Por isso, teste, falhe e cresça, buscando sempre a sua próxima montanha.

*Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Através da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Encontre quem transforma o hoje e lidera o amanhã

26 de julho de 2024 – São Paulo