Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Glossário: entenda todos os termos sobre empreendedorismo

Glossário do empreendedorismo para novos empreendedores e startupers

 

Aceleradora: Como diz o nome, uma aceleradora tem o objetivo de acelerar o crescimento de uma startup. Geralmente ela torna-se sócia minoritária da startup e realiza um “investimento semente” ou ajuda de custo.

Aporte: Aporte é uma outra denominação para o investimento/aplicação feito na empresa.

Bootstrapping: É um processo no qual o próprio empreendedor financia o projeto criado por ele, sem a adição de capital externo. A única entrada sem ser a do próprio empreendedor é a dos primeiros clientes.

Burn Rate: É um sinônimo de fluxo de caixa negativo. É uma conta que apresenta a velocidade que uma empresa “queima” seus recursos financeiros.

Business model: Geralmente utilizado na fase mais básica do planejamento de negócio. Serve para definir o modelo de negócio a ser seguido durante todo o projeto. O business model apresenta as técnicas de interação que a startup irá utilizar para se comunicar com: Principais Parceiros, Principais atividades, recursos chave, valor proposição, relacionamento com clientes, canais de mercado, segmentos de clientes, estrutura de custos e receitas.

Business Plan: É basicamente o plano de negócio da empresa. É nesse plano que será delimitado o modelo de negócio da empresa. Esse documento deve conter também dados da empresa e de seus integrantes, como: a descrição do produto/serviço que a empresa oferece, a análises de mercado feita pela empresa, sua estratégias de vendas, marketing e etc. O business plan também pode ser usado para apresentar sua empresa para os investidores.

Business Angel: Os anjos são investidores privados  que investem financeiramente em startups. Investidores anjos investem de 5% a 10 % de seu patrimônio em novas empresas. Além de oferecem apoio financeiro, também proporcionam experiencia de mercado e conselhos.

Buy Back: É quando uma empresa e recomprada pelo fundador.

Cap table: A tabela de capitalização tende a mostrar a participação acionaria em uma empresa.

Capital Social: É a parcela que os acionistas possuem de uma empresa.

Co-investimento: É um investimento feito em conjunto, seja entre anjos, VCs, Anjos e VCs, Empresas e anjos, e por aí vai.

Coworking: É o local compartilhado por profissionais de áreas e negócios distintos. Nesses locais se incentiva a troca de ideias e experiencias entre os presentes.

Customer development: Conjunto de estratégias para  uma startup chegar a seu Product Market Fit.

Deal Breaker: Fator ou problema que impede ou acaba com uma negociação em estágio avançado.

Due Diligence: É a fase onde as startups e seus projetos são analisados pelas aceleradoras que determinarão se vale a pena o investimento.

Drag Along: É uma clausula que exige que os sócios minoritários vendam suas aços quando o sócio majoritário o faz. O objetivo e fazer com que o comprador adquira 100% da empresa.

Early Stage Financing: É o primeiro financiamento que uma empresa recebe, antes mesmo de possuir clientes ou produto.

Elevator pitch: É o que gera a imagem inicial de uma empresa. É um pitch encurtado com 30 segundos que apresenta a empresa para outras pessoas e organizações.

Growth Capital: Investimento feito quando a empresa já atingiu um estágio mais maduro onde ela já ingressou no mercado e já possui uma reputação frente aos consumidores. Esse investimento serve para apoiar o crescimento da empresas que já ingressaram no mercado.

Hurdle Rate: É a taxa miníma de retorno que o investidor espera.

IncubadoraSão locais com infraestrutura dotada para que novas startups consigam desenvolver suas ideias e projetos. Em geral essas incubadoras estão filiadas a  Universidades.

IPO: É quando uma empresa abre seu capital e ingressa na bolsa de valores.

Love Capital: É o investimento financeiro feito por familiares, amigos e etc.

Mash Up: É o aperfeiçoamento de um serviço/produto pela junção de dois ou mais produtos.

Mentor: Em geral são (ex)empreendedores/empresários que tem muita experiencia de mercado e tentam passa-la para novos empreendedores e startupers.

MVP ( Minimum Viable Product):  É basicamente um produto que é lançado no mercado em Alfa ou beta. Ao invés de serem lançados no estágio final eles são lançados em estágios mais jovens para o geração de feedback para o aperfeiçoamento do produto final.

NDA (Non-Disclosure Agreement): É um acordo de confidencialidade. São contratos que as startups fazem seus credores/parceiros assinarem para o sigilo da negociação/ideia que está sendo desenvolvida.

Outsourcing:  É a terceirização de um trabalho. Em geral os motivos para essa  terceirização são: Economia de custos, confiar a tarefa para pessoas mais especializadas e porque permite uma flexibilidade já que é On Demand.

Open Source: Software de código aberto que pode ser usado por qualquer um na criação de outro software ou programa.

Private Equity: É um modelo de investimento parecido com o venture capital, porem nesse modelo a quantidade de dinheiro envolvido é muito maior. O investimento é feito em empresas de capital fechado e realizado por fundos.

Pitch: É uma apresentação breve para os investidores para convencê-los de que vale a pena o investimento em sua empresa.

Pivot: É uma mudança no modelo de negócios que visa melhorar o desempenho das startups.

Round: É como uma empresa denomina uma etapa de investimento recebido por ela. O primeiro investimento é o “Round A”, o segundo é o “Round B” e etc.

Seed Capital/Investimento Semente: É o investimento que é feito durante os primórdios da criação de uma empresa. Os valores investidos são menores e o risco nesse estágio tende a ser bem maior.

Shareholder: É como se denomina alguém que possua ações da sua empresa.

Stakeholders: Qualquer entidade que interfira diretamente ou indiretamente em uma empresa.

Spin-off: Parte de uma empresa que se separa da empresa mãe e ingressa no mercado.

Startup:  É empresa em fase inicial que visa o ingresso/crescimento no mercado e que está a procura de investidores para que esse crescimento seja possível. Startups apesar de apresentarem prosperidade estão sempre em um cenário de risco.

Term Sheet: Documento que contem termos combinados entre os investidores e os empreendedores, geralmente feito antes do investimento.

Valor de Mercado: Valor de uma empresa. Esse valor, geralmente, é atribuído pelos investidores.

Venture Capital: É o famoso capital de risco. O venture capital é o nome que se da para o investimento feito em empresas muito jovens que apresentam alto potencial de crescimento. Os investidores tornam-se sócios das empresas que não precisam mais depender do fluxo de caixa (quando existe)  para se sustentar.

incubadora

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo