Depois de entender em profundidade quem é seu cliente e qual é o seu problema, é hora de estudar qual é a proposta de valor de seu produto.
A proposta de valor, apesar de ser um dos itens de explicação mais simples, é também o que gera mais dúvidas, porque geralmente é confundido com o problema do cliente.
Novidade: Você pode utilizar o Canvas da Proposta de Valor (Value Proposition Canvas – veja abaixo) para criar sua própria proposta.
Este canvas é uma ferramenta importante para que sua startup entregue algo que seu cliente realmente precisa e vai pagar por isto.
Na ACE University criamos um material exclusivo e gratuito para que você aprenda a utilizar o Canvas da Proposta de Valor.
É um curso gratuito por email, que ao se inscrever, já iremos mandar conteúdos exclusivos e até uma video aula de como preencher o CPV para sua startup.
Material gratuito:
[Aprenda a preencher o Canvas da Proposta de Valor]
Mas qual, afinal é a diferença?
Enquanto o problema é, bem, o problema que seu cliente tem, a proposta de valor é o que você vai entregar de benefícios e facilidades que valerão a pena o pagamento pelo seu produto.
Veja que, mesmo que o problema que você soluciona tenha um enorme potencial de público, se sua proposta de valor não for clara e atrativa, sua empresa ainda não conseguirá monetizar.
Lembrando que, como estamos falando de criação de hipóteses para validação, é importante que você crie mais de uma proposta de valor para que você consiga entender qual faz mais sentido para seus clientes no momento da validação.
E como fazer uma boa proposta de valor?
Seja claro
É impossível que seus clientes vejam os benefícios trazidos com sua solução se eles não conseguirem entender como, realmente seu produto ou serviço pode ajudá-los. Para isso, evite usar jargões da indústria.
Seja direto
Não dê várias voltas até explicar seus benefícios. Resuma, em uma frase, o que você pode trazer de positivo para seu cliente.
Quais são seus diferenciais?
Não esqueça de incluir em sua proposta de valor o que te diferencia de seus concorrentes.