Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

O intraempreendedorismo ajuda as empresas a inovarem?

Hoje vamos entender como o intraempreendedorismo pode ser uma ferramenta crucial ao fomentar a inovação nas empresas.

Empreendedor x Intraempreendedor

Antes de mais nada, precisamos entender que os dois perfis são semelhantes, porém com diferenças importantes. Quando olhamos para o perfil empreendedor, percebemos que ele trabalha no risco, olha pra ineficiências no mercado, cria soluções para endereçar esse problema, ou mesmo criar inovações do futuro. Esse perfil sabe fazer mais com menos, voltado totalmente para o desafio em si.

Quando falamos em intraempreendedorismo, todos esses comportamentos também estão presentes mas em outro âmbito, o corporativo. Por exemplo, o networking é estratégico não só para o mercado e produto, mas também em interno na corporação de forma a garantir que a solução criada não morra.

Essa pessoa tem um fator que chamamos de bilíngue, quiçá trilingue. Ou seja, esse perfil fala a língua do cliente final, consegue se comunicar de forma a resolver a dor do cliente, fala a língua da operação, ou seja, se comunica de forma tática com a equipe que está criando a solução e também fala a língua estratégica da corporação. Com isso, chegamos a mais uma diferença entre os dois perfis.

Características do perfil Intraempreendedor

O intraempreendedor, aproveita e hackeia as estruturas da corporação para garantir o sucesso do cliente final, no caso quando a corporação ainda não tem uma cultura de intraempreendedorismo. Quando a empresa já possui uma cultura instaurada, esse processo é mais tranquilo, porém, igualmente importante., Não é uma questão de política, é uma visão de saída e resolução árdua do problema. É entender o cliente externo e o interno.

Desse modo, as características principais são:

  • Mão na massa;
  • Movido a desafios (muito mais que estabilidade);
  • Inconformado (ou seja, sempre desafia o status quo);
  • Treinável (aceita feedback como um presente e atua rapidamente sobre o que acontece);
  • Bilíngue;
  • Lookset -> Adota diferentes pontos de vista. Consegue captar qual o valor da ideia e analisam os problemas, as situações do dia a dia com vários olhares, como por exemplo, o olhar da criança (quando assumimos que não sabemos algo, mas que vamos aprender), olhar do turista (é sempre curioso), do louco (não tem medo de arriscar – “tive uma ideia louca, mas vou ter que falar”;

Quais os caminhos do intraempreendedorismo nas empresas?

A depender dos interesses do intraempreendedor e sucesso da ideia apresentada, existem quatro caminhos, dependendo da cultura de inovação da empresa:

  • permanecer na sua área de atuação sempre propondo novas ideias relacionadas às atividades por ele desempenhadas
  • migrar para uma área relacionada com uma ideia por ele proposta
  • nos casos onde a ideia proposta tenha gerado uma nova linha de negócio, integrar o que chamamos de spin off/spin out
  • nos casos que a empresa ainda não tem a cultura intraempreendedora, essa pessoa pode trabalhar ao nível de influência para criar uma plataforma na qual outros intraempreendedores possam exercer essa característica.

Como as empresas podem incentivar o intraempreendedorismo?

Exitem cinco pontos cruciais nas organizações que tiveram e estão tendo ganhos consistentes decorrentes da inovação trazida pelo intraempreendedorismo. Estas, trabalham exaustivamente com iniciativas relacionadas a:

  1. Cultura – Clareza de Valores, Princípios e Propósitos
  2. Adesão à cultura do erro – com propósito – nos processos de inovação;
  3. Encorajam todos a dividirem suas ideias e reconhecerem as ideias dadas;
  4. Estimulam os colaboradores a aumentarem seus repertórios;
  5. Governança da inovação – gestão e estruturas simplificadas para os processos de inovação;

Como incentivar o empreendedorismo feminino?

Em suma, existem grande possibilidades de inovação na empresa quando fomentamos e desenvolvemos o perfil intraempreendedor. Para acompanhar mais e se aprofundar no debate, escute agora o podcast abaixo!

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo