Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Família e amigos: Como lidar com a vida social e empreender ao mesmo tempo?

Empreender é, basicamente, investir o máximo de esforço, tempo e dinheiro em uma ideia na qual você acredita.

Esforço. Tempo. Dinheiro. O máximo possível dos três.

Infelizmente, nenhum deles é um recurso ilimitado. Por isso, esta conta irá exigir que o empreendedor economize em outras atividades para poder pagá-la.

E os principais impactados por esta mudança serão você, sua família e seus amigos.

Acredite, não será fácil!

Mas existe uma palavra-chave para esta situação: equilíbrio.

Questão de escolha?

Jon Crawford, CEO e fundador do Storenvy, postou no CoFoundersLab:

“Eu acredito que você deve escolher três, como fundador – trabalho, sono, família, fitness, amigos. Você concorda e como você escolhe?”

A discussão rendeu diversas respostas. Na maioria, o foco dos participantes foi que não deve haver seleção, mas uma priorização.

Para dormir melhor, você abre mão de uma atividade que você gosta, como cozinhar. Para cuidar de si mesmo, você opta entre exercício físico e meditação.

Como você é seu primeiro investidor, também pode ser preciso adiar aquelas férias dos sonhos, a troca do carro ou da casa e até mesmo ficar um tempo sem jantar fora para economizar.

Prepare o terreno

É inegável que haverá mudanças.

Por isso, é fundamental estar preparado ao querer empreender. E preparar, também, aqueles que serão afetados com esta decisão.

Veja algumas dicas da ACE:

  • Organize-se. Você abrirá mão de muita coisa para encher a sua barra de esforço / tempo / dinheiro. A última coisa que você quer é desperdiçá-la;
  • Converse antecipadamente com marido, esposa, namorado (a), filhos, pai, mãe, amigos e as outras pessoas que serão diretamente impactadas. Explique as possíveis mudanças e consiga o apoio deles;
  • Delimite orçamentos, com limites de gastos, para as suas tarefas pessoais e empresariais. Isto vai ajudar o seu controle financeiro e evitar que uma coisa exclua a outra;
  • Prepare-se para a pressão. Ela virá de todos os lados, mesmo das pessoas que mais te apoiam, muitas vezes indiretamente, com perguntas sobre sua evolução ou tentando incentivar;
  • Prepare-se para a pressão (2). Sua mente é sua principal arma para empreender, mas pode ser também uma vilã. Tenha metas bem definidas, com tempo e orçamento realistas para atingi-las. Elas te ajudaram a perceber a evolução do projeto e a acalmar a ansiedade;
  • Mantenha-se focado. Seu amigo ou familiar deu uma ideia que pode ajudar, ou pelo menos faz sentido? Anote ou grave em áudio e guarde-a para avaliação no início do próximo ciclo da sua empresa. Se for boa mesmo, entrará naturalmente nas atividades e metas programadas.

> Leia também: InfoPrice, Kaplen e Convenia falam sobre a Jornada do Crescimento

> Veja mais: Fundraising: como uma startup consegue captar investimento

E não se esqueça do mais importante: você.

É muito fácil (e automático) abrir mão completamente das coisas que te fazem bem como um “sacrifício necessário” para seu projeto. Tente mantê-las em sua rotina, mesmo que em quantidades bem reduzidas.

Não consegue mais reservar 3 horas para ir à academia (entre ir, treinar, tomar banho e voltar)? Faça uma caminhada de 20 minutos – com um banho rápido, você não gastará muito mais que meia hora. Outra dica é, sempre que possível, priorizar a escada ou ir andando e distribuir essa atividade durante o dia.

Acompanhar seu time ajuda a se desligar dos problemas? Se você não consegue mais 4 horas por semana para ir ao estádio, reserve 10 minutos para ver os melhores momentos do jogo, ver os gols da rodada ou ler as principais notícias. Aproveite a pausa para tomar um café ou uma água.

Lembre-se que o segredo é priorizar, não excluir.

Outra visão

Achou exagerada a ideia de precisar criar um balanço entre vida e trabalho? Você não é o único.

Yoshito Hori, CEO e fundador da GLOBIS, uma das principais escolas de negócios do Japão e empresa líder em venture capital no país, rejeita este conceito. Para ele, a necessidade de equilibrar as duas coisas sugere que elas são opostas, quando na verdade o trabalho é parte da vida.

Em seu artigo no LinkedIn “Looking for Work/Life Balance? Forget About it!”, Hori explica resumidamente a sua visão de que a vida é composta por seis dimensões: você, sua família, seu trabalho e suas comunidades local, regional e global.

Está tudo ligado e funcionando ao mesmo tempo. Não há como separar.

Vai iniciar sua startup?

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo