Quando falamos em experiência digital, a primeira coisa que nos vêm a cabeça é algum tipo de tecnologia. Primeiramente, é importante lembrar que isso nem sempre está ligado à um advento tecnológico. Sempre falamos por aqui, mas não custa reforçar: digitalização tem muito mais a ver com cultura, do que a tecnologia, por si só.
Digitalização das empresas: a crise acelerou?
O que esperar de uma experiência digital?
Da noite para o dia o mundo se viu em uma situação jamais imaginada: trancados em casa por uma pandemia. Antes de mais nada, é importante lembrar que este, era um cenário que parecia ser mais real em um filme de Hollywood.
O que antes era um luxo, como por exemplo, trabalhar de casa e resolver assuntos remotamente, tornou-se a realidade. Ou seja, quem não oferecia possibilidades digitais, teve que se adequar de última hora, quase sem nenhum preparo.
Transformação Digital na vida real
Apesar do “susto” muitas empresas conseguiram implementar medidas – e meios – para adaptar seus produtos e serviços. Vimos então, ferramentas serem grandes aliadas nesse período de transição, como o Instagram e WhatsApp, possibilitando que os negócios pudessem oferecer uma experiência digital aos consumidores.
Mudança que vem de dentro
Ao passo que a dinâmica do mercado foi mudando, a relação das pessoas com o trabalho também. Nesses últimos meses, por exemplo, pudemos sentir muitas emoções à flor da pele – afinal, estamos isolados, afastados de nossas rotinas. Ao contrário do que muitos pensavam, trabalhar de casa nos gerou, talvez, muito mais stress do que antes.
Sob o mesmo ponto de vista, as empresas também se viram em uma posição de muita responsabilidade: cuidar de seus colaboradores.
Mas por que estamos falando de tudo isso? Porque sem pessoas não construímos nada. E é aí que entra a questão: uma experiência digital de excelência não é construída sem que a cultura também seja modificada.
Experiência Digital na prática
No episódio de Growthaholics dessa semana, vamos acompanhar de perto como algumas das maiores empresas no mercado construíram e executaram seus planejamentos. O bate papo acontece entre Pedro Waengertner, CEO da ACE, Diego Barreto, CFO e VP de estratégia do iFood, Edna Massuna Kee, Diretora LATAM de Digital Workspace da VMWare e Thiago de Castro, Diretor de Tecnologia da Callink.
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