O conceito inovação é obrigatório para qualquer empresa que queira se estabelecer por muitos anos em qualquer mercado. A mudança na maneira de fazer gestão é cada vez mais urgente e, como ensina Pedro Warngertner, CEO da ACE, em seu livro “A Estratégia da Inovação Radical”, a inovação não pode mais ser uma área específica da empresa – ela é uma competência do negócio como um todo.
E isso, obviamente, inclui toda a equipe que forma a empresa. Todos os colaboradores são responsáveis pelo processo de inovação. Junte-se a esse cenário o estímulo para que as pessoas trabalhem cada vez mais unidas e de forma colaborativa, dentro de uma cultura de cooperação e não de sucesso individual.
Mas como encontrar pessoas com esse mindset? Qual perfil exatamente a empresa deve buscar, e qual o approach para atrair (e manter) essas peças para sua organização?
Primeiro, é preciso olhar para quem já está na sua empresa. Como ensina Greg Satell, autor de “Mapping Innovation”, na Harvard Business Review, “é preciso criar um ambiente onde as pessoas possam prosperar” – uma tarefa necessária, mas não exatamente fácil.
Ele também argumenta que inovação não está ligado necessariamente a ideias, e sim à resolução de problemas. Um ótimo exemplo é o iPhone; muito mais do que uma “grande ideia”, é uma ferramenta que surgiu para resolver todas as nossas necessidades em um mesmo device.
Estabelecer esse mindset e disseminá-lo entre os colaboradores é fundamental. E para garantir que a mensagem seja recebida, o gestor precisa observar atentamente os perfis de seus colaboradores, assegurar que eles se sintam seguros para expor seus pensamentos e nunca esquecer de valorizar o trabalho em equipe, o que iremos tratar com mais detalhes abaixo:
Equipes inovadoras, um único propósito
Com isso em mente, contrate pessoas que têm interesse em resolver os problemas dos seus clientes. Esse é um propósito que precisa ser comum a todos. O autoestímulo da equipe e a leitura precisa do gestor de perceber se as pessoas estão trabalhando com o que gostam, nas funções mais adequadas a suas habilidades, são aceleradores da criatividade e, consequentemente, da inovação.
Kishau Rogers, criadora do “The bigThinking Project”, elenca nesse texto cinco perfis de profissionais para uma equipe inovadora: o visionário (que traz novas ideias e a capacidade de antever o que vem pela frente), o pensador (ouve, observa e analisa, procurando entender), o inovador (focado em descobrir o melhor método de execução das ideias), o líder (que, além de comandar a equipe, se preocupa em inspirar e incentivar a equipe) e o comunicador (especialista na transmissão das ideias).
Além da diversidade de funções, fique esperto também em não se limitar a um “tipo específico” – você pode cair na cilada de contratar apenas pessoas que pensam parecido com você. É necessário construir uma equipe com backgrounds, experiências e pontos de vista diferentes, marcada pela diversidade. O resultado disso são mais ideias expostas, e a chance de as perspectivas serem questionadas por pessoas que, ao longo dos anos, percorreram caminhos completamente diferentes umas das outras – trazendo muitos mais elementos à discussão e tornando ela mais rica e inovadora.
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Inovação: ambiente seguro e colaborativo
Só que há um porém na criação de equipes diversificadas: ao mesmo tempo que os perfis diferentes estão ali apresentando suas ideias, as pessoas precisam se sentir seguras para revelarem seus pensamentos sem medo de repreensão ou represálias. A exposição de ideias tem que ser estimulada, nunca desencorajada.
Segundo um estudo de pesquisadores do MIT e da Universidade Carnegie Mellon, citado por Greg Satell, as equipes onde apenas um ou dois membros dominam as conversas são superadas de longe por times onde todos falam aproximadamente a mesma quantidade de tempo.
Nisso chegamos a uma conclusão tão óbvia quanto fundamental: o trabalho em equipe precisa ser estimulado o tempo inteiro. E valorizado também. Muito mais do que um indivíduo brilhante, uma equipe realmente inovadora tem pessoas que pensam, ouvem, conversam entre si e desenvolvem ideias em conjunto.