Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Digitalização das empresas: a crise acelerou?

Em primeiro lugar, precisamos entender o que de fato, a crise nos causou. Muitas coisas vêm em nossas mentes, mas uma delas é certa. Eliminamos o canal presencial como o principal. Tivemos que reinventar como nossos produtos e serviços eram oferecidos. Sendo assim, podemos inferir que a crise acelerou, sim, a digitalização nas empresas. 

>> Inovação na Prática: saiba como começar a inovar na sua empresa

Digitalizar era apenas um plano

É bem claro o movimento que observamos no mercado. Algumas empresas tinham a digitalização como um plano de longo prazo, enquanto outras, já estavam atuando no processo.

Claramente, as que ja vinham atuando antes, tiveram uma vantagem em relação às demais. O motivo? Imagina implementar um projeto complexo em sua empresa. Às pressas. Pois é, não parece algo muito amigável de se fazer. E não é. Por isso, muitas empresas tiveram que criar um “comitê de crise”.  

Já falamos disso por aqui, mas Transformação Digital não consiste em apenas implementar tecnologia. Ela requer mudanças mais profundas, como na cultura da empresa, por exemplo.

Transformação Digital é um fenômeno passageiro?

Empresas e a digitalização 

Em contrapartida, muitas empresas conseguiram criar – e muito bem – novos modelos de negócios e aproveitar canais, que antes não eram utilizados. Como por exemplo, grandes varejistas usando o aplicativo WhatsApp como um canal ativo para vendas B2C.

A crise nos auxilia a pensar em novas formas de nos relacionar com o ambiente e clientes. Da mesma forma que sempre foi muito comum pensarmos em inovação de produtos, a crise nos “obrigou”a pensar na inovação – e digitalização – de canais.

O perfil do novo CEO no Novo Normal – e tudo que ele precisa saber

Desenvolvimento de canais, o grande desafio trazido pela pandemia

Novos parâmetros

Juntamente com novas formas de agir e pensar, nosso conceito de risco também muda. Afinal, é melhor inovar, ou ficar sem receita? Estruturas de comando e controle não compactuam mais com o Novo Normal. Precisamos ter uma estrutura que favoreça a agilidade e liberdade. Afinal, as mudanças estão acontecendo constantemente.

Acompanhe mais sobre o debate em nosso episódio do podcast, onde Pedro Waengertner, CEO da ACE, Jair Romano, Head de Transformação Digital e Luis Gustavo Lima (LG), sócio da ACE, falam mais e compartilham insights sobre o tema.

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo