Empreendedorismo

Como se preparar para a próxima revolução tecnológica?

Growthaholics #333

Será que estamos à beira de uma revolução tecnológica? Com tantas mudanças acontecendo, é difícil determinar quando termina um ciclo e começa outro. Mas a história dá algumas dicas de que tecnologias como a inteligência artificial estão mudando conceitos e quebrando barreiras.

No episódio desta semana, convidei o Carlos Pessoa, Managing Director da GP Investimentos e baita referência quando a gente fala de inovação e empreendedorismo no Brasil. Durante o nosso papo, vamos tentar entender em que ponto estamos e o que podemos esperar das fronteiras do conhecimento.

Como se preparar para a próxima revolução tecnológica?

Em um tempo curtíssimo, empresas de inteligência artificial conseguiram massificar tecnologias e atrair capital financeiro. É de se esperar que, nos próximos anos, sejam formados grupos que liderem o campo e aumentem os investimentos — chegando a um alto nível de especulação.

Ainda é viável pensar na possibilidade de esse ambiente especulativo gerar uma crise e dar início a uma nova fase tecnológica. Pensando no barulho que o ChatGPT fez, é de se imaginar que estamos a caminho desse cenário que descreve uma revolução tecnológica, segundo a pesquisadora Carlota Perez, autora de Technological Revolutions and Financial Capital.

A especialista propõe um modelo no qual, a cada 50 anos, o cenário se repete e existe um novo Big Bang tecnológico. Beleza, estamos à beira de uma revolução, e a inteligência artificial deve ter papel fundamental nela. Até aqui estamos todos na mesma página.

Mas o que mais podemos falar sobre o assunto?

 

Anatomia de uma revolução

Nenhuma dessas grandes rupturas acontece em um vácuo. Trocando em miúdos, entender o contexto e como é possível se conectar com essas tendências pode garantir que a sua ideia ou o seu negócio se adapte, surfe a onda e (mais importante) sobreviva.

Tendo em vista isso tudo, bora fazer um exercício rápido. Qual destas evidências indica que estamos mais próximos de uma revolução?

 

  • Estamos vivendo uma fusão de tecnologias emergentes, como a evolução de espaços e das interações e experiências híbridas físico-virtuais. É só imaginar o salto do trabalho distribuído e da volta (híbrida quase por padrão) aos escritórios. Sem mencionar metaverso e outras iniciativas.
  • Falar de IA é barbada, né? Os avanços em ferramentas, tecnologias e aplicativos de inteligência artificial não só demonstram o potencial da automação como estão ganhando casos de uso cada dia mais palpáveis para pessoas e empresas.
  • O crescimento exponencial na coleta de dados corporativos e pessoais também já despertou o interesse público e legislativo para regulamentar essa esfera.
  • Tecnologias capacitadoras críticas, como modelos de fundação e computação neuromórfica, estão permitindo um avanço tecnológico sem precedentes. E promovendo novos negócios e oportunidades de monetizar essa tecnologia.

 


Dissecando as tendências

Trazendo o papo para o dia a dia de quem é executivo ou empreendedor, o desafio vai além de apostar em uma ou outra tendência — ou só contratar o máximo de devs possível. A sacada é pensar como todas essas tecnologias podem criar novas possibilidades quando combinadas. Basta dizer que a tecnologia queridinha do momento é fruto de duas grandes evoluções da inteligência artificial (IA) e do processamento de línguas naturais (PLN).

Na semana passada, falei sobre o ChatGPT. Um dos feedbacks que tive no LinkedIn (se você ainda não me segue, o link é este) é de um time que está usando a ferramenta para desenvolver os cold mails do marketing. Ou seja, tecnologia de ponta gerando eficiência em uma tarefa ingrata para um humano.

O cardápio de possíveis combinações é extenso, mas não deve deixar empresas paralisadas. A criatividade na hora de misturar tecnologias, aplicações e o foco de raio laser para resolver uma dor real vai moldar o futuro. Disso eu tenho certeza.


Tem muito mais dados sobre o assunto logo a seguir. Dá só uma olhada na seção #Big Numbers:

Quer compartilhar esse infográfico nas suas redes sociais? Pode salvar e marcar a gente!

Share
Barbara

Published by
Barbara

Postagens Recentes

Para que serve um sistema de help desk?

Como sua empresa trabalha as solicitações dos clientes? Você utiliza um sistema de chamados internos,…

fevereiro 24, 2023

Como inteligência artificial pode ajudar na experiência do cliente?

Growthaholics #332 Em algum momento no meio de toda a admiração com a "mágica powered…

fevereiro 13, 2023

Transformação digital: como revolucionar uma grande corporação?

Growthaholics #330 Você já viu esta cena: a pessoa entra na concessionária, é recebida em…

fevereiro 6, 2023

As tendências das HRtechs para 2023 | Growthaholics #174

Vamos fazer uma aposta? Pergunte para qualquer C-level qual é o principal ativo da empresa…

janeiro 30, 2023

5 dicas para ser aprovado em programas de aceleração

A pergunta de hoje parece simples, mas não é: qual é a verdadeira função da…

janeiro 12, 2023

5G no Brasil: o que fazer com tanta informação

Você conhece o mundo de possibilidades que se abre com a entrada do 5G no…

dezembro 8, 2022

Nós usamos cookies para garantir sua melhor experiência em nosso site.

Saiba mais...